Lançamento de livros

Serão lançados 25 livros distribuídos em 5 salas virtuais.

Os links das salas serão divulgados junto com a programação completa em 15/07.

SALA 140


1) Título: Recuperação Escolar – Será que recupera?

Autora: Roseli Fernandes Lins Caldas

Editora: Appris

Ano de publicação: 2021

ISBN: 978-65-250-0637-6

Breve Sinopse do livro: Inúmeros planos de recuperação escolar vêm sendo apontados como “remédios” aos problemas educacionais brasileiros ao longo da história, desde a década de 1930. Mas as classes de recuperação exercem em alunos e professores o pernicioso efeito de cristalização do “não saber”: professores destituídos de sua função de ensinar e alunos desistentes de suas possibilidades de aprender. Por isso, a recuperação escolar, como estratégia pedagógica de apoio aos alunos que“não aprendem”, é aqui investigada à luz da Psicologia Histórico-cultural,estabelecendo uma análise crítica sobre a trajetória da implantação de programas de recuperação e as repercussões dessa prática (valendo-se dos sentidos pessoais de educadores, mães e alunos); e trazendo o relato de procedimentos metodológicos específicos. Este livro é uma denúncia na direção da luta por educação de qualidade e, ao mesmo tempo, um anúncio da possibilidade de a recuperação paralela e a recuperação contínua, propagadas pelos discursos oficiais como soluções, darem lugar ao processo de aprendizagem contínua,ou seja, em que, por meio da mediação, superem-se as dificuldades e possibilite-se o desenvolvimento dos alunos não em espaços à parte, mas dentro dos espaços das salas de aula regulares.

Contato:

Roseli Fernandes Lins Caldas

rcaldas2014@gmail.com

Universidade Presbiteriana Mackenzie

ABRAPEE

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2) Título: Contribuições da Psicologia Escolar para a formação de professores: um olhar para a disciplina Psicologia da Educação

Autora: Ana Karina Amorim Checchia

Editora: Dialética

Ano de publicação: 2020

ISBN: 978-65-86897-79-1

Breve Sinopse do livro:

Este livro centra-se nas contribuições da Psicologia Escolar para a formação inicial de professores, tendo a disciplina Psicologia da Educação como expressão de discussões relativas ao processo de escolarização, incluindo-se as relações intersubjetivas que configuram o cotidiano escolar. Com base em uma perspectiva crítica no campo da Psicologia Escolar, preconiza-se, neste livro, a relevância de que a disciplina Psicologia da Educação seja concebida como importante aliada na luta pela humanização das relações escolares e pela Educação democrática e de qualidade. O livro é um convite para a proposição da disciplina Psicologia da Educação alicerçada em discussões no campo da Psicologia Escolar voltadas para a explicitação do caráter ideológico de teorizações psicológicas naturalizantes e para a problematização de reducionismos e preconceitos que atravessam as relações escolares, com os quais nós, profissionais da Psicologia e da Educação, não podemos compactuar. Sendo assim, diante da crítica ao psicologismo na Educação, subjacente ao modo como a Psicologia se insere, historicamente, na formação inicial de professores, enfatiza-se neste livro a necessidade de se propiciar, na Pedagogia, a discussão de questões proferidas no campo da Psicologia Escolar que expressam o deslocamento de seu foco de análise da centralidade no indivíduo para a reflexão sobre o processo de escolarização e as relações intersubjetivas que o constituem. Explicita-se, portanto, a relevância de que a disciplina Psicologia da Educação possibilite o questionamento de naturalizações e reducionismos que não devem ser reproduzidos na formação ou na atuação de psicólogas/os e educadoras/es.

Contato:

Ana Karina Amorim Checchia

anakarina.ak.ac@gmail.com

Universidade Paulista - UNIP/SP e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

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3) Título:A suposta homossexualidade

Autor: Ronaldo Alexandrino

Editora: Appris

Ano de publicação: 2021

ISBN: 978-65-250-1427-2

Breve Sinopse do livro: Este é um estudo voltado para a compreensão das representações sociais da homossexualidade, bem como a própria homossexualidade como representação social, existente socialmente e também no âmbito da formação de professores. Homofilia, sodomia, pederastia, homossexualismo, homossexualidade e homoafetividade. Por que tais terminologias nos fazem pensar em uma suposta homossexualidade? Esta é uma oportunidade de se entrar em contato com a história de algumas das verdades que temos construídas sobre o que chamamos atualmente de homossexualidade e, dessa maneira, percebermos que elas não são tão verdadeiras e naturais. Como este livro busca suas inspirações teóricas na Psicologia Social, mais precisamente na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, aqui encontramos um ponto de ancoragem que nos leva a refletir sobre o que estamos comumente acostumados a chamar de realidade. Mas qual é a relação entre uma suposta homossexualidade e a escola? Quais as suas implicações numa proposta de formação de professores?Esta obra explicita como, por meio de uma pesquisa que procurou introduzir e acompanhar processos de ressignificação das representações sobre homossexualidade, a partir de um processo de formação com professoras de educação infantil e ensino fundamental (através de filmes, textos e de uma abordagem histórica da homossexualidade), puderam ser reveladas e discutidas representações sociais correntes sobre a homossexualidade, bem como engendrar novas formas de compreensão da homossexualidade, que passa a ser entendida, neste livro, como uma representação social.

Contato:

Ronaldo Alexandrino

ronaldolexandrino@uol.com.br

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

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4) Título: Medicalização na Educação e a formação do pedagogo

Autora: Vânia Aparecida Calado

Editora: CRV

Ano de publicação: 2020

ISBN digital: 978-65-5578-932-4

ISBN físico: 978-85-444-4101-05

Breve Sinopse do livro: Esse livro aborda uma experiência prática no contexto da formação inicial de pedagogos que teve como objetivo desenvolver e analisar mediações pedagógicas no processo de aprendizagem do conceito de medicalização na Educação. O processo de medicalização consiste na transformação de questões sociais, políticas e culturais, complexas e multifatoriais, em doenças sob um determinismo biológico, que na Educação, atinge crianças e adolescentes que não se encaixam em padrões de normalidade aplicados ao aprendizado. Estudos apontam que os professores não conhecem esse fenômeno, então, a aprendizagem de conceitos científicos sobre o mesmo pode promover conscientização, a compreensão do seu papel no enfrentamento e a elaboração de práticas pedagógicas nessa direção. A partir do referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural, foi realizado um experimento formativo, baseado na proposta de Davydov, com estudantes de pedagogia de uma universidade pública de Natal/RN. O experimento promoveu mudanças psíquicas, qualificou processos de pensamento para a aprendizagem conceitual sobre medicalização na Educação e contribuiu com a identificação de possibilidades de enfrentamento ao fenômeno, sendo que o brincar foi apontado como opção pelos estudantes.

Contato:

Vânia Aparecida Calado

vania.calado@alumni.usp.br

Universidade Potiguar - RN

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5) Título: Por que a psicologia na educação? Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização – volumes 1 e 2

Autoras: Marilda Gonçalves Dias Facci, Alexandra AyachAnache, Roseli Fernandes Lins Caldas (organizadoras)

Editora: CRV

Ano de publicação: 2021

ISBN: Volume 1: 978-65-251-0695-3 - Volume 2: 978-65-251-0697-7

Breve Sinopse do livro: Considerando-se a aprovação da Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, o objetivo desta coletânea é apresentar elementos teórico-práticos que reafirmem a importância do psicólogo no sistema educacional, cujo compromisso ético-político contemple a socialização dos conhecimentos em defesa da emancipação humana. A obra busca proporcionar discussões teóricas que subsidiem a atuação profissional da (o) psicóloga(o), assim como divulgar algumas experiências de práticas que vem sendo realizadas pela psicologia na escola.

Contato:

Marilda Gonçalves Dias Facci

marildafacci@gmail.com

Universidade Estadual de Maringá

ABRAPEE

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SALA 141

1) Título: Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios

Autora: Marilene Proença Rebello de Souza (organizadora)

Editora: Editora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Ano de publicação: 2021

ISBN: 978-65-87596-12-9

Breve Sinopse do livro: Para comemorar seus vinte anos de existência, o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) apresenta este e-book intitulado Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação Básica na América Latina: pesquisas, impasses desafios. Este livro é fruto dos trabalhos de pesquisa, ensino, cultura e extensão desenvolvidos pelo LIEPPE, que foram apresentados neste evento. As grandes áreas de investigação que compõem tais atividades e que, portanto, constituem as temáticas abordadas neste livro são: formação inicial de professores em relação com a Psicologia e a Educação, a Psicologia Escolar e as políticas públicas intersetoriais de Saúde e Educação, a Educação em espaços urbanos e as estratégias para o enfrentamento à desigualdade social, a gestão democrática na Educação, o enfrentamento ao fracasso escolar e a atuação e formação de psicólogos na Educação Básica. São apresentadas atividades desenvolvidas pelo LIEPPE no IPUSP, na UNESP - campus Bauru e na UFMG e instituições parceiras de Minas Gerais. Um Laboratório Interinstitucional é isso... muito trabalho, muitos projetos e muitos desafios. As prioridades centram-se no trabalho coletivo e na expectativa de que a Psicologia Escolar possa subsidiar a compreensão da Psicologia na Educação, tão bem analisada e criticamente concebida durante todos esses anos, tornando-se área de conhecimento, além de área de atuação. A leitura atenta deste livro pode contribuir com o avanço de tais projetos e com o surgimento de novas temáticas e questões, bem como consistir em um convite para a sua participação em nossas atividades.

Contato:

Marilene Proença Rebello de Souza

mprdsouz@usp.br

Ana Karina Amorim Checchia

anakarina.ak.ac@gmail.com

Universidade de São Paulo

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2) Título: Investigação e intervenções em psicologia e educação em tempos de pandemia na América Latina

Autoras: Ana Borgobello, Tatiana Platzer do Amaral e Marilene Proença Rebello de Souza

Editora: Universidad Nacional de Rosario, Argentina

Ano de publicação: 2022

ISBN: aguardando informar

Breve Sinopse do livro: Dois anos após o início da histórica pandemia, sustentamos que a educação, durante estes tempos de isolamento, foi uma das tramas humanas mais afetados nas suas bases, na sua organização e na sua continuidade. "Psicologia e educação", o nome do nosso Grupo de Trabalho (GT) no âmbito da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP), representa dois campos de conhecimento que geram no seu encontro numerosas intervenções, investigação científica, desenvolvimentos filosóficos e abundante literatura teórica e aplicações práticas. A partir da coordenação do GT pensamos na importância de promover o trabalho coletivo e a divulgação de experiências de investigação e intervenção (hoje consideradas históricas) sob a forma de um livro, razão pela qual nasceu "Investigação e intervenções em Psicologia e Educação em tempos de pandemia na América Latina". O livro, gestado a partir de reuniões virtuais do GT, Editorial Universidad Nacional de Rosário - UNR, Argentina, reúne um total de 52 autores, 16 capítulos, alguns em espanhol e outros em português, de equipes de trabalho de 10 países da América Latina. Acreditamos que representa em todos estes sentidos a Sociedade Interamericana de Psicologia em que convivemos, vivemos e nos permitimos crescer profissionalmente, celebrando a diversidade e a solidariedade como valores.

Contato :

Marilene Proença Rebello de Souza

mprdsouz@usp.br

Universidade de São Paulo

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3) Título: Políticas públicas e prática docente em países da América Latina

Autoras: Marilene Proença Rebello de Souza, Gloria Anisia Fariñas León e Luciane Maria Schlindwein

Editora: Instituto de Psicologia da USP

Ano de publicação: 2021

ISBN: 978-65-87596-11-2

DOI:10.11606/9786587596112

E-BOOK: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/594/529/2011

Breve Sinopse do livro: A obra é fruto de um conjunto de pesquisas realizadas no Brasil, em Cuba e no México, contando com equipes de diversas universidades e a participação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, bem como pesquisadores com larga experiência em pesquisa nas áreas de Psicologia e Educação. A obra conta como objeto de estudo as políticas públicas de educação das séries iniciais e analisa um conjunto de questões relacionadas à prática docente em cada um dos países participantes. A partir dos marcos legais que constituem os rumos educacionais nos países e das influências políticas, econômicas, sociais e culturais presentes na política educacional latino-americana, os estudos aqui apresentados revelam as contradições e as possibilidades de enfrentamento realizadas nos distintos países, no que tange à luta por uma educação participativa, democrática, de qualidade social e para todos e todas. Destaca-se como eixo organizador desta coletânea o método materialista histórico-dialético e a proposta da pesquisa-ação-participativa com professores das redes públicas de São Paulo (Brasil) e de Veracruz (México).

Contato:

Marilene Proença Rebello de Souza

mprdsouz@usp.br

Universidade de São Paulo

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4) Título: Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios

Autora: Marilene Proença Rebello de Souza

Editora: Instituto de Psicologia da USP

Ano de publicação: 2021

ISBN: 978-65-87596-12-9

DOI: 10.11606/9786587596129

E-BOOK: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/602/536/2035

Breve Sinopse do livro: Para comemorar seus vinte anos de existência, o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) apresenta este e-book, fruto dos trabalhos de pesquisa, ensino, cultura e extensão desenvolvidos pelo LIEPPE. As grandes áreas de investigação que compõem tais atividades e que, portanto, constituem as temáticas abordadas neste livro são: formação inicial de professores em relação à Psicologia e à Educação, a Psicologia Escolar e as políticas públicas intersetoriais de Saúde e Educação, a Educação em espaços urbanos e as estratégias para o enfrentamento à desigualdade social, a gestão democrática na Educação, o enfrentamento ao fracasso escolar e a atuação e formação de psicólogos na Educação Básica. As prioridades estão centradas no trabalho coletivo e na expectativa que a Psicologia Escolar possa subsidiar a compreensão da Psicologia na Educação, tão bem analisada e criticamente concebida durante todos esses anos, tornando-se área de conhecimento, além de área de atuação.

Contato:

Marilene Proença Rebello de Souza

mprdsouz@usp.br

Universidade de São Paulo


5) Psicologia com Arte: Saúde! Expressões artísticas em comemoração aos 10 anos do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Autor: Tales Vilela Santeiro

Editora: EDUFTM

Ano de Publicação: 2021

ISBN: 978-65-89736-05-9

E-BOOK: http://www.uftm.edu.br/editora-universitaria/e-books

Breve Sinopse do livro: Você já pensou no quanto a arte imita a vida? Ou seria no quanto a vida imita a arte? Você já pensou no quanto a Psicologia faz diferença na vida das pessoas? Ou no quanto a vida das pessoas faz a diferença na Psicologia? Enfim, a ordem dos fatores não altera o produto! A vida imita a arte. A arte imita a vida. A Psicologia imita a arte. A arte imita a Psicologia. E assim é, num movimento infinito! Leia a nossa obra e venha compartilhar das experiências que a comunidade do Curso de Psicologia traduziu em artes: fotografia, artesanato, pinturas, poesias, crônicas, grafites, dentre outras. Por meio das produções dessa comunidade, comemoramos a vida e a saúde. E, assim, podemos transformar nossas expressões em emoções compartilhadas!

Contato:

Deborah Rosária Barbosa

deborahrosariabarbosa@gmail.com

Universidade Federal de minas Gerais

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SALA 142

1) Título: Diversidade e inclusão: o que a Teoria Histórico-Cultural tem a contribuir?

Autoras(es): Fabrício Santos Dias de Abreu, Joanna de Paoli, Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda e Maria do Socorro Martins Lima (organizadora/es)

Editora: CRV

Ano de publicação: 2022

ISBN: Digital 978-65-251-2449-0

Físico 978-65-251-2453-7

DOI: 10.24824/978652512453.7

Breve Sinopse do livro: A obra foi organizada pelo Círculo Vigotskiano (Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural), criado em 2018, por estudantes de pós-graduação da Universidade de Brasília e docentes da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Hoje conta com a participação de professores(as), pedagogos(as), psicólogos(as) e enfermeiros(as) de diferentes estados brasileiros.O livro é prefaciado pelo Prof. Dr. Guillermo Árias Beatón (Presidente da Cátedra L.S. Vigotski na Universidade de Havana), apresenta uma entrevista com a Prof. Dra. Elizabeth Tunes, pioneira dos estudos de Vigotski no Brasil, em que discorre sobre a origem e evolução dos estudos da defectologia, e traça um panorama de como esse trabalho foi sendo apropriado entre os estudiosos desta teoria no Brasil.Inclui a tradução inédita do texto “Vigotski e os problemas da Educação Especial”, de Gita Vygodskaya (filha de Vigotski), originalmente publicado em 1999. Traduzido por Ana Maria Pereira Dionísio, com revisão técnica por Elidia Maria de Novaes Souza e revisão técnico-científica e comentários da Prof. Dra. Débora Dainez (Universidade Federal de São Carlos).Na sequência, apresenta 18 textos de autores(as) que estudam o desenvolvimento humano e as relações sociais à luz da Teoria Histórico-Cultural na compreensão da deficiência, da diversidade e da inclusão escolar e social.

Contato:

Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda

auristelamaria@gmail.com

SEEDF/Círculo Vigotskiano

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2) Título: Palavras-chave em Psicologia Escolar e Educacional

Autor: Fauston Negreiros

Editora: Alínea

Ano de publicação: 2021

ISBN: 978-65-5755-024-3

Breve Sinopse do livro: Palavras-chave em Psicologia Escolar e Educacional reúne verbetes essenciais tanto para a teoria como para a prática nessa área e vem ao encontro da necessidade de se ter à mão diversos conceitos organizados metodologicamente. Cada verbete, além de elucidar as expressões compiladas na obra, se reveste do próprio percurso histórico ao longo do qual a escola deixa de ser apenas a área em que elas são aplicadas e passa a constituir-se também como espaço de produção de conhecimento, contribuindo para pensar diferentes facetas do processo educativo, formal e não formal, e o papel do psicólogo nesse contexto.

Contato:

Fauston Negreiros

fnegreiros@unb.br

Universidade de Brasília/UnB

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3) Título: Psicologia Escolar Crítica e Registros Documentais

Autor: Fauston Negreiros

Editora: Alínea

Ano de publicação: 2022

ISBN: 978-65-5755-030-4

Breve Sinopse do livro: Psicologia Escolar Crítica e Registros Documentais aponta caminhos para a produção de registros sob um ponto de vista crítico, que contempla a rede de fatores e sujeitos envolvidos nos processos de escolarização e oferece inspirações desses documentos para que profissionais da área e estudantes interessados no campo educacional possam, com base neles, estruturar seus instrumentos de busca das informações e modos de elaborar anotações.

Contato:

Fauston Negreiros

fnegreiros@unb.br

Universidade de Brasília/UnB

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4) Título: Percursos e experiências da Psicologia na e com a Educação no Rio Grande do Sul

Autoras(es): Vinicius Cardoso Pasqualin , Alaya Caldas, Carolina Freitas de Lima, Cynthia Castiel Menda, Daniele Lindern, Fabíola Giacomini, Felipe Oliveira, Monique CauduroDoormann, Simone Fragoso Courel, Yara de Paula Picchetti .

Editora: Sem editora - Publicado por Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul

Ano de publicação: 2022

ISBN: 978-65-87089-08-9

Breve Sinopse do livro: Essa produção bibliográfica tem sua origem nas reuniões dos Núcleos de Educação e Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), a partir de inquietações que nos levavam a perguntar, por exemplo, onde estão e que experiências acumularam as psicólogas e psicólogos que trabalham no campo escolar. As partilhas e reflexões propiciadas e potencializadas dentro destes espaços têm sido pautadas por uma Psicologia Escolar e Educacional crítica que questiona o papel da medicalização e patologização da educação, considerando o marco legal da Lei nº 13.935/19 enquanto oportunidade de luta e resistência a esses processos. Com o intuito de responder a algumas de nossas indagações, lançamos um chamado nas redes virtuais do CRPRS para que psicólogas e psicólogos que trabalham em escolas, com Psicologia Escolar e Educacional, pudessem responder sobre sua história e atuação, incluindo questões como sua cidade de origem, formação e tempo de formação, local de trabalho, cargo e tipo de vínculo empregatício, para realizar um mapeamento do perfil destas/es profissionais no Rio Grande do Sul.A produção traz fragmentos de experiências de psisque trabalham na rede pública de educação básica no RS.

Contato:

Vinicius Pasqualin

pasqualinvincius@gmail.com

CRPRS - comunicacao@crprs.org.br - Aline Victorino – Jornalista Responsável CRPRS

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5) Comportamento suicida na escola e no contexto universitário

Autora: Wilzacler Rosa e Silva Pinheiro

Editora: All Print

Ano de publicação: 2022

ISBN: 978-65-5822-151-7

Breve Sinopse do livro: Será que estamos preparados para lidar com o comportamento suicida? Este é um livro pioneiro, que contribui para a área de prevenção e posvenção do suicídio no Brasil. De forma objetiva, traça algumas características do comportamento suicida no contexto escolar e universitário, refletindo as possibilidades de intervenção diante desta realidade. Transmite conhecimentos básicos para que pais, educadores e demais interessados, possam lidar melhor com esta temática. Leitores terão a oportunidade de refletir sobre os diversos aspectos que envolvem o suicídio, desde as concepções teóricas da filosofia, da sociologia, da psiquiatria e da psicologia às questões relacionadas à sexualidade, ao cyberbulliyng e ao papel das instituições educacionais diante destas situações. O livro também explora as possibilidades de intervenções, os cuidados necessários, os fatores de risco e de proteção, o papel da família, a experiência do trabalho desenvolvida pelo CAVIDA (que trabalha com a prevenção e pósvenção do suicídio há mais de 10 anos) e, por fim, como cada um pode ser agente neste processo. Após o recorde de vendas da primeira edição, foram realizadas atualizações e o livro recebeu mais um capítulo que trata sobre o suicídio no contexto universitário. Desejo a todos uma ótima leitura e que possamos juntos pensar estratégias para prevenção do suicídio!

Contato:

Wilzacler Rosa

wil_psicologia@hotmail.com


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SALA 143


1) Título: Psicologia Escolar e Educacional: Um Guia Didático

Autor: Alexandre Guilherme (organizador)

Editora: EDIPUCRS

Ano de publicação: 2021

ISBN: 978-65-5623-168-6 (Impresso); 978-65-5623-167-9 (digital)

Breve Sinopse do livro: PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: UM GUIA DIDÁTICO tem a ambição de ajudar professores de disciplinas de graduação relacionadas à Psicologia Escolar e Educacional, visto que proporciona um arcabouço de materiais teóricos e práticos que foram elaborados por especialistas de diversas áreas da Psicologia e da Educação em colaboração com jovens pesquisadores. Assim sendo, esta coletânea de textos reúne pesquisadores seniores e pesquisadores que estão iniciando suas trajetórias acadêmicas, de forma a encorajá-los a trilhar essa importante vereda que é a Psicologia Escolar e Educacional.

Contato:

Alexandre Guilherme

alexandre.guilherme@pucrs.br

PPG Psicologia PUCRS

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2) Título: Convivência e Participação. Fios e desafios da Educação na contemporaneidade. Uma experiência no cotidiano de uma escola pública.

Autora: Mariangela da Silva Monteiro

Editora: Appris

Ano de publicação: 2021

ISBN: 978-65-5820-949-2

Breve Sinopse do livro: Diante das dificuldades na escolarização de crianças e adolescentes, buscar-se neste livro analisar, no contexto de uma escola pública, a convivência entre seus diferentes atores, especialmente, entre professores e alunos. Ressaltam-se as interações sociais como aspectos significativos para a aprendizagem e o desenvolvimento. Estes processos são destacados através de narrativas, a partir de observações e diálogos com a escola. Os diálogos, através dos diferentes encontros, permitem entender os desafios da educação na contemporaneidade. As reflexões sobre convivência, os conflitos são também considerados possibilidades da estruturação de novas práticas, outras propostas que possam alterar o mal-estar configurado no cotidiano escolar e, como a participação pode ser um caminho para possíveis mudanças. As vozes dos atores, em especial, de alunos e professores, apontam para linhas de fuga, para o pensar e o atuar, trazendo significados e sentidos dos conhecimentos, que se constroem no encontro de muitas histórias. Desenvolvido no entrelace da Psicologia com a Educação, o livro destina-se a todo o educador e psicólogo que deseje compreender e atuar em contextos educacionais, embasando-se na análise das relações dialógicas que ali se estabelecem.

Contato:

Mariangela da Silva Monteiro

mariangela@infolink.com.br

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3) Título: Mãe de Criança Com Autismo, Inclusão e Educação Infantil: Processos Da Subjetividade Contemporânea

Autoras: Sandra Regina de Oliveira e Cristina Massot Madeira Coelho

Editora: Appris

Ano de publicação: 2022

ISBN: 978-65-250-1638-2

Breve Sinopse do livro: O livro apresenta uma reflexão crítica à luz da Teoria da Subjetividade de González Rey, considerando o Transtorno do Espectro do Autismo para além da patologia. A proposta é discutir o fenômeno do autismo em sua dimensão histórica e cultural e o peso social que o diagnóstico de autismo traz para a construção de crenças e valores a respeito do autismo e pessoa com autismo, destacando o papel da mãe na inclusão escolar da criança na educação infantil. Ainda lança um novo olhar para questões imbricadas na vivência da mãe ante o diagnóstico de autismo do filho, aspectos históricos e culturais que atravessam os espaços sócio-relacionais de atuação da mulher. Tópicos como tradição biomédica, as implicações o rótulo e deficiência para o TEA e a inclusão educacional e a relação família/escola são abordadas como processos imbricadamente complexos que devem ser visibilizados. O livro traz principalmente o caráter propositivo de compreender singularidades subjetivas, culturais e sociais que atravessam a vivência de maternar um filho dentro do Transtorno do Espectro do Autismo.

Contato:

Sandra Regina de Oliveira

ssd.sandrinha55@gmail.com

Cristina M. Madeira Coelho

Cristina.madeira.coelho@gmail.com

Universidade de Brasília –UnB

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4) Título: Práticas e pesquisas em Psicologia e Educação: experiências de Minas Gerais – Volume II

Organizador: Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Editora: CRP04

Ano de publicação: 2019

ISBN: 978-85-98515-25-0

E-BOOK:https://crp04.org.br/o-conselho/comissoes-e-gts/comissao-de-psicologia-escolar-e-educacional/

Breve Sinopse do livro: Este livro eletrônico foi organizado pela Comissão de Psicologia Escolar e Educacional do XV Plenário do CRP-MG. Decorre de dois eventos: 1º Encontro e Mostra de Práticas em Psicologia Escolar e Educacional do Centro-Oeste, ocorrido no dia 11 de maio de 2018, em Divinópolis, e II Mostra de Práticas em Psicologia e Educação, que aconteceu no dia 20 de setembro de 2018, em São João del-Rei. Além das palestras, as(os) participantes podiam enviar seus relatos, no formato de resumo. Todas(os) que apresentaram trabalhos ou palestraram nestes dois encontros foram convidadas(os) a escreverem textos completos. Assim, recebemos 37 artigos, que abordam conhecimentos construídos nas experiências vivenciadas em diversos espaços espalhados por todas as regiões do nosso estado. Eles abordam a dimensão subjetiva dos processos educacionais desde o “chão” das Minas Gerais. Estas experiências dialogam com o saber já em desenvolvimento e os que estão por vir, servindo de inspiração para o reforço e renovação das práticas em curso. Desejamos que seja estímulo para outras iniciativas em prol de uma Psicologia comprometida com a Educação pela e para a democracia, o que pressupõe a promoção da igualdade e do respeito às diferenças, no marco da luta pela justiça educacional e social.

Contato:

Celso Francisco Tondin

celsotondin@ufsj.edu.br

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

CRP-MG

Setor de Apoio às Comissões

comissoes@crp04.org.br

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5) Título: Para orientar a juventude: a construção de um projeto salesiano de Psicologia Escolar e Educacional

Autor: Rodolfo Luís Leite Batista

Editora: Appris

Ano de publicação: 2022

ISBN: 978-65-250-2568-1

Breve Sinopse do livro: “Para orientar a juventude: a construção de um projeto salesiano de Psicologia Escolar e Educacional”apresenta o processo de constituição e disseminação de uma Psicologia Escolar e Educacional a partir de instituições de ensino e pesquisa de Itália e Brasil entre as décadas de 1930 e 1960. Em uma narrativa baseada em documentos inéditos e amplamente ilustrada com fotografias da época, este livro analisa aspectos sociais que permitiram a construção de uma rede de sociabilidade de conhecimento científico entre intelectuais brasileiros e italianos, bem como detalha as diferentes concepções de Educação, Pedagogia e Psicologia engendradas em meio a leituras do neotomismo e da Escola Nova e aos debates pela profissionalização da Psicologia. Esta obra debate a proposição de uma educação integral da juventude em contexto escolar e a aplicação de conhecimento psicológico para a resolução de problemas educativos. Baseada na história social do conhecimento, esclarece aspectos contemporâneos das relações entre Educação e Psicologia em contexto brasileiro e internacional e amplia a produção especializada em História da Psicologia. Este livro é um convite a educadores, historiadores, professores, psicólogos e demais interessados a aprofundar sua compreensão acerca da atuação de grupos de conhecimento em favor da orientação, escolarização e educação da juventude.

Contato:

Rodolfo Luís Leite Batista

rodolforllb@gmail.com

Universidade Federal de Juiz de Fora

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SALA 144


1) Título: Atividade Consciência Personalidade

Autor: Aleksei Leontiev (tradução Priscila Marques)

Editora: Mireveja

Ano de publicação: 2021

ISBN: 978-65-86638-16-5

Breve Sinopse do livro: Atividade Consciência Personalidade é daquelas obras formadoras de toda uma geração de pesquisadores, teóricos, psicólogos, educadores e estudantes de diversas áreas. Criador da teoria da atividade, o psicólogo russo Aleksei Nikoláievitch Leontiev (1903-1979) nasceu em Moscou, no período conhecido como pré-revolucionário, e desenvolveu conceitos e conhecimentos que têm sua origem em Karl Marx, Lev Vigotski, Sergei Rubinstein e nos vários grupos que trabalharam com esses pensadores. Seus trabalhos tornaram-se um marco para a psicologia e para a educação. Publicada originalmente em 1974, Atividade Consciência Personalidade já circulava no Brasil com traduções em espanhol e inglês e em cópias físicas ou digitais muitas vezes desconexas, incompletas ou tratadas sem o rigor que a obra merece. Agora, com sua tradução para o português feita diretamente do russo, em uma edição cuidadosa, certamente ganhará novas leituras e leitores e aproximará ainda mais estudiosos e adeptos da teoria histórico-cultural, abordagem que vem se expandindo a fortes ventos.

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João Correia Filho

joaocorreiafilho@hotmail.com

Editora Mireveja

www.editoramireveja.com

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2) Título: Liev S. Vigotski: escritos sobre arte

Organização, tradução e notas: Priscila Marques

Editora: Mireveja

Ano de publicação: 2022

ISBN: 978-65-86638-20-2

Breve Sinopse do livro: Liev S. Vigotski: escritos sobre arte contempla dois universos, ao menos – o das artes e o da ciência. Produzidos por um dos fundadores da psicologia histórico-cultural, o soviético Liev Semiónovitch Vigotski, os textos reunidos neste livro, traduzidos direto do russo para o português, circularam originalmente em jornais e revistas do período pré e pós-Revolução de 1917, na cidade de Gomel, e, em parte, jamais foram republicados. São resenhas críticas sobre teatro, dança, artes plásticas e literatura referentes à fase “jovem” do autor – em que pese o fato de ele ter morrido de forma prematura, aos 37 anos, em 1934. A partir de um mergulho em bibliotecas e outros arquivos, na Rússia e também Alemanha, a brasileira Priscila Marques, pesquisadora vigotskiana e tradutora do russo, recupera esse material para nos apresentar uma visão integral e multifacetada desse intelectual tão conhecido nos meios acadêmicos. Estes textos, escritos entre 1915 e 1928, mostram que a atividade crítica é um dos pilares para a constituição do Vigotski cientista, não um elemento à parte. Liev S. Vigotski: escritos sobre arte contribui, portanto, para que o legado vigotskiano possa visto com muito mais clareza. E beleza.

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João Correia Filho

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3) Título: Que educação infantil queremos? Um manifesto em defesa da educação escolar para crianças pequenas.

Autoras: Juliana Campregher Pasqualini e Lucinéia Maria Lazaretti

Editora: Mireveja

Ano de publicação: 2022

ISBN: 978-65-86638-21-9

Breve Sinopse do livro: É um pequeno grande livro que se apresenta em formato de manifesto, organizado por duas pesquisadoras, militantes da educação infantil, retratando sonhos e batalhas vivenciadas ao longo de uma década. As provocações apresentadas pelas autoras ao discutir “a educação infantil que queremos” apontam também para a “educação infantil que não queremos”, muitas vezes calcada em atividades estereotipadas, na negação de um currículo, na exacerbada centralidade na criança. Essas e outras questões perpassam o texto e nos ajudam a refletir sobre a qualidade das ações intencionais no trabalho com crianças de 0 a 5 anos, evidenciando a escola como lugar da cultura nas suas formas mais elaboradas e do encontro com o conhecimento científico. Muito além do trabalho de pesquisa de Juliana Campregher Pasqualini e Lucinéia Maria Lazaretti, este manifesto revela um caminho de luta, de militância política e pedagógica, um instrumento de transformação, em especial para a escola pública, para filhos e filhas da classe trabalhadora.

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João Correia Filho

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4) Título: Grêmios estudantis: de projeto de extensão universitária à defesa da gestão democrática na escola

Autora: Flávia da Silva Ferreira Asbahr

Editora: Mireveja

Ano de publicação: 2022

ISBN: 978-65-86638-20-2

Breve Sinopse do livro: Educar para a democracia. Esse é o tema central deste livro, fruto dos registros e reflexões acerca do projeto Formação de Grêmios Estudantis em Escolas Públicas Municipais de Bauru-SP, que acontece desde 2012 sob coordenação da professora doutora Flávia da Silva Ferreira Asbahr e da professora mestre Cássia Aparecida Magna Oliveira. O Projeto Grêmios, como também é conhecido, está presente nas dezesseis escolas municipais do Ensino Fundamental de Bauru, com grupos atuantes e democraticamente eleitos em todas as unidades. Anualmente, participam mais de duzentos alunos, cerca de trinta profissionais da educação do município e algo em torno de quarenta estudantes do curso de Psicologia. O acúmulo dos conhecimentos produzidos a muitas mãos, somado às experiências adquiridas com o passar dos anos, permite retratar o caminho percorrido e planejar o que ainda é preciso percorrer para que se possa garantir o direito dos alunos de organizarem-se enquanto entidade estudantil, atendendo à Lei Federal no 7.398/85 – conhecida como Lei dos Grêmios Livres –, além de assegurar que eles “aprendam a participar”, o que é um dos papéis fundamentais da escola.

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João Correia Filho

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Editora Mireveja

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5) Título: Necessidades educacionais especiais do estudante com deficiência intelectual

Autoras: Luanna Freitas Johnson e Solange Franci Raimundo Yaegashi

Editora: Juruá

Ano de publicação: 2022

ISBN: 978-85-362-9739-2

Breve Sinopse do livro: Esta obra teve como objetivo investigar como ocorre o processo de identificação das necessidades educacionais especiais de estudantes com Deficiência Intelectual (DI) encaminhados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tanto realizamos pesquisa de campo, que se deu através de entrevista semiestruturada, questionário sociodemográfico e técnica do grupo focal. Participaram da pesquisa dez professoras que realizam atendimento educacional especializado em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de dois munícipios de Rondônia. Para refletir sobre as questões elencadas nessa pesquisa, recorremos à Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Os dados foram analisados a partir da técnica de triangulação de dados e da técnica da análise de conteúdo. Constatamos, por meio da análise das entrevistas, que houve o predomínio do modelo médico e/ou social para explicar o conceito de DI. Tal fato coaduna para ações pedagógicas fragmentadas tanto no que se refere ao processo de identificação das necessidades quanto ao atendimento às necessidades requeridas pelo estudante com DI. As professoras participantes da pesquisa parecem conscientes das fragilidades existentes nos aspectos que envolvem o atendimento ao aluno com DI e almejam que as propostas de formação forneçam estratégias tanto para identificar as necessidades dos estudantes quanto para subsidiar a prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncionais. De um modo geral, os subsídios teórico-metodológicos que orientam a prática da identificação das necessidades educacionais especiais do estudante com DI apresentam hiatos entre os materiais de formação, os documentos legais e a prática docente.

Contato:

Luanna Freitas Johnson

luannajohnson@unir.br

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Em caso de dúvidas encaminhe um e-mail para livrosconpe@abrapee.psc.br aos cuidados do Prof. Dr. Fauston Negreiros.