Orientações para Apresentação de trabalhos

Prezadas(os) participantes,

Trazemos algumas informações relativas às apresentações nas sessões de Comunicação Oral e Partilhando Experiências.

A apresentação de trabalhos aprovados nessas duas modalidades acontecerá nos dias 27 a 29 de julho de 2022, nos seguintes horários:

9h – 10h30

11h – 12h30

18h – 19h30

Os trabalhos foram organizados em temáticas e salas que funcionarão simultaneamente. Todos os links estarão também no site, na aba Programação: https://15conpe.abrapee.psc.br/programação

Com o intuito de promover um espaço de trocas e o bom andamento das apresentações, seguem algumas instruções:

As(os) autores(as) deverão entrar nas respectivas salas com 10 minutos de antecedência, primando pela pontualidade de início da atividade.

Cada autor/a terá de 10 a 15 minutos para realizar sua apresentação, a depender da quantidade de trabalhos por sala e da presença das/os respectivas autoras/es.

O restante do tempo será utilizado para debate.

Em caso de trabalho com mais de uma(um) autora(r), a apresentação poderá ser realizada por uma(um) ou mais autoras(es), desde que não ultrapasse o tempo estipulado para cada trabalho.

É necessário permanecer na sala durante todo o encontro e não somente durante a apresentação do seu trabalho. Haverá verificação da presença para posterior emissão de certificado.

Esteja em um local silencioso e com boa iluminação.

Priorize o uso de notebook ou PC ligado ao cabo de rede para garantir a melhor transmissão. Caso não seja possível, utilizar celular, em posição horizontal fixo, preferencialmente próximo ao roteador de wifi.

Lembre-se de desligar o microfone sempre que não estiver falando.

É desejável que as(os) responsáveis pela apresentação do trabalho permaneçam com as câmeras abertas durante todo o evento.

Sugere-se a utilização de ferramentas de suporte, como slides, para auxiliar na apresentação. Para garantir acessibilidade, considere:

a) Para pessoas com baixa visão o texto deve ser ampliado em letras de tamanho 24 ou 26 de preferência na fonte Arial. Contudo, essa não é uma regra, pois cada sujeito tem sua especificidade; a ampliação não é padrão, pois depende de cada diagnóstico, da acuidade visual e do campo visual, gerando assim ampliação e contraste específicos;

b) As letras dessas ampliações devem permanecer escuras, de maneira legível, ou serem escurecidas quando o contraste com o fundo não for evidente;

c) O contraste mais comumente adotado é a combinação de letras pretas sobre o fundo branco. Contudo, a depender do tipo de deficiência visual, pode acontecer de o/a estudante preferir letras brancas com fundo preto ou alguma outra combinação;

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato conosco pelo e-mail abrapee@abrapee.psc.br

Atenciosamente,

Comissão Científica do XV CONPE